Qual o véu ideal para o meu casamento?

Quando pensamos em casamento logo vem em mente a noiva com seu belo vestido. Acompanhando este visual lá está ele, o véu da noiva. Um acessório icônico que pode ter diferentes estilos e comprimentos para combinar com seu vestido.

Independente do estilo escolhido, o véu fará parte de toda composição. Deverá harmonizar com o vestido, penteado e local do casamento. Para escolher o véu de noiva ideal é necessário pensar em todo o conjunto: vestido, estilo do casamento, penteado e etc.

Seguindo algumas dicas e conhecendo os modelos de véu existentes que vou mostrar aqui, fica fácil escolher o véu perfeito para coroar seu visual. Pesquisando sobre o assunto, descubro que existe uma quantidade enorme de tipos de véu de noiva. Até então eu achava que só haviam os tipos longo e curto.

Para entender melhor esse universo, vou listar aqui alguns dos modelos mais usados.  Essas informações podem te ajudar na hora de escolher o véu perfeito que melhor vai combinar com seu estilo.

 

Véu catedral ou longo

É o tipo de véu mais tradicional usado para casamentos em igrejas ou locais fechados.

O tamanho desse véu varia de 2 a 5 metros e combina muito com os vestidos longos, sendo maior que a cauda do vestido.

As noivas baixinhas devem ter cuidado ao escolher esse modelo de véu porque quanto mais comprido o véu, mais a silhueta parecerá achatada.

Véu ponta de dedo

O comprimento desse véu vai até a ponta dos dedos da mão da noiva.

Combina com quase todos os tipos de vestido, exceto os modelos curto.

Véu cotovelo

Nesse modelo o comprimento é baseado no cotovelo da noiva, sendo um pouco mais curto que o véu ponta de dedo.

As noivas podem aproveitar o fato que esse modelo de véu vai combinar com qualquer estilo de vestido e penteado escolhido.

Ideal para quem quer leveza e simplicidade.

Véu ombro

Esse é uma opção mais curta e mais despojada. Indicado para cerimônia diurnas, combinam bem com vestidos curtos e tomara que caia.

Voilette

Estilo de véu que funciona como um acessório podendo cobrir o rosto ou parte dele e também o cabelo.

Normalmente esse modelo de véu de noiva é confeccionado com tule ou renda e tem aparência de uma tela. Antigamente a função do voilette era proteger os olhos da claridade.

Esse modelo combina com uma noiva mais moderna, informal e com muita personalidade, que opte por um vestido mais curto e mais sequinho.  Ideal para um casamento durante o dia na praia ou no campo.

Mantilha

Muito parecido com o véu  longo, representa pureza e juventude.

Nesse véu o tecido utilizado é mais grosso combinando com o vestido. Será o destaque do look e o sucesso da cerimônia.

Grinalda

Um acessório que acompanha o penteado. Pode ser uma coroa, tiara, flores ou presilha. A grinalda pode ser usada sozinha ou acompnhadando o véu da noiva. Experimente os diversos modelos de véu no para perceber qual comprimento funciona melhor com o seu vestido. O estilo do véu deve completar a silhueta.

Fique atenta também a cor do véu da noiva, que deve estar bem próxima ao tom do vestido. Esses tons podem variar de branco, marfim, bege, rosa e dourado, com acabamento normal ou com brilho.

Algumas noivas optam por usar um véu antigo, aquele que é herança de família e foi usado pela avó. Uma peça como essa pode não ter uma cor tão próxima ao vestido mas é carregada de sentimeto e significado e isso tem mais importância.

A noiva pode brincar com as formas e texturas do véu no momento da escolha. Se o vestido escolhido for muito rendado, bordado e com brilho, opte por um véu mais simples. Já se o seu vestido de noiva é mais simples e minimalista, seu véu pode ser mais arrojado. Abuse das formas e texturas como aplicações de flores.  Lembrando sempre que o véu deve combinar com seu vestido complementando em cor, tamanho e estilo.

A escolha do tecido que será usado no véu é um item que não deve ser negligenciado.

O tule é uma escolha clássica que evita erros. Mas a depender do seu estilo, pode considerar outras opções como cetim, renda e seda.

Além de ser uma escolha mais econômica, o tule, por ser um material sintético, mantém uma forma melhor é a aparência fica mais clara e etérea do que o cetim ou a seda.

O penteado a ser usado pela noiva tem influência direta na escola do véu. Antes de decidir o modelo do véu, pense no penteado. O estilo escolhido afeta diretamente na escolha do véu.

Um véu longo com grinalda pesada pede um penteado preso para sustentar e apoiar tudo isso.  Um coque é uma boa opção.

Reflita também sobre a posição no véu na cabeça. A depender do penteado é melhor o véu preso na parte da frente. Já com outros penteados será mais bonito um véu preso na parte de trás. Veja o que melhor te atende.

No meio de todos os detalhes que fazem o visual da noiva tão especial, o véu é o queridinho. Um item exclusivo que traz personalidade deixando a noiva ainda mais marcante.

Faça sua escolha e brilhe no seu grande dia.

Orçamento pelo WhatsApp