Daminhas e pajens: a escolha das crianças

A presença das crianças na cerimônia do casamento proporciona um ar de graciosidade e tradição. Mas como escolher as crianças? E qual a função das daminhas e dos pajens? Que roupa devem usar? Já sabe tudo sobre essa tarefa?

Essas e outras perguntas vamos responder aqui para você poder escolher e ter as melhores crianças em seu casamento, afinal elas serão responsáveis por emocionar os convidados com toda sua fofura.

Todo mundo ama pajens e daminhas na cerimônia. Quando eles entram todos os olhares e flashes são exclusivos para eles que trazem um brilho especial para a cerimônia.

O pajem é responsável por abrir a cerimônia, conduzindo a daminha e levando as alianças. É recomendado que tenha mais de cinco anos e seja treinado antes para essa função. As alianças podem ser colocadas em uma almofada ou sobre uma pequena bandeja. Ao chegar ao altar, o pajem entrega as alianças ao noivo.

A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. O traje deve ser de acordo com o estilo e horário do casamento e pode combinar com a roupa do noivo. Mas lembre sempre que estamos falando de criança, então é preciso que ela esteja bem confortável.

No caso das daminhas, o vestido deve estar em harmonia com o vestido da noiva sem precisar ser do mesmo modelo. As meninas devem usar o mesmo modelo de vestido com uma cor que combine com a decoração da cerimônia. Na cabeça podem usar flores, fitas ou fivelas.

Vale muita imaginação e criatividade na hora da escolha do traje das daminhas e pajens. Se tratando de crianças o conforto prevalece e vale vestidos soltos e coloridos, tênis e rasteirinhas.

O local do casamento vai ajudar muito na escolha do traje. Não existe regra para a roupa perfeita. O importante é combinar o vestido da daminha com o traje do pajem para ficar harmonioso.

Na hora de escolher a criança vale tudo, sobrinhos, afilhados, filhos de amigos. Não é necessário que a criança seja da exclusivamente da família. Mas é importante que seja alguém próximo do casal. O grau de intimidade é importante.  Converse antes com elas dizendo que é um momento importante para você e que haverá muitas pessoas e fotógrafos no dia do casamento. Mostre a importância delas na cerimônia e a função de cada uma.

Em relação a quantidade, o recomendado é um pajem para cada daminha. Esse número vai variar de quatro a oito crianças.  Opte por crianças com idade acima de cinco anos, as menores podem chorar na hora de entrar na igreja e até mesmo não entrar. Com crianças maiores você poderá conversar e mostrar a importância delas na cerimônia.

A roupa dos pajens e das daminhas são, via de regra, pagas pelos noivos. Você deve acrescentar esse custo no orçamento do casamento.

No momento de entrar na igreja em direção ao altar, o indicado é que o cortejo de pajens e daminhas entre antes da noiva e tenha uma música escolhida especialmente para eles. Essa é a melhor opção porque se as crianças entrarem junto com a noiva, podem desviar a atenção e ficar na frente do vestido na hora das fotos, podendo esconder alguns detalhes.

Além das alianças e das flores, as crianças podem levar outros acessos com plaquinhas com frases de amor. Isso encanta todos os convidados e já prepara o clima para a entrada da noiva. Algumas daminhas também podem jogar pétalas ao longo do caminho tornado o clima romântico.  As flores devem combinar com o estilo do casamento. Bolhas de sabão ou a companhia de um cachorrinho, também são formas criativas de encantar a entrada das suas daminhas e pajens.

É de grande importância os ensaios com pajens e daminhas antes do grande dia para que tudo funcione como você deseja. Mas lembre que estamos falando de crianças e que a chance de não sair como planejado é grande. Mas não se preocupe porque os imprevistos espontâneos têm seu charme. Organize tudo, mas permita que eles sejam autênticos.

Agora que já conhece um pouco mais sobre as daminhas e pajens, pode escolher as crianças ideais para abrilhantar sua cerimônia. Elas serão com certeza o destaque mais fofo e divertido da cerimônia.

Orçamento pelo WhatsApp