Como fazer a lista de convidados do seu casamento

A data do casamento foi marcada. E agora? Por onde começar a organização? Se você pensou em começar pela lista de convidados, acertou.  Esse é o primeiro passo, é a partir da lista que se define o local, o buffet, a quantidade de convites e as lembrancinhas. É o ponto de partida para o grande dia. 

Nesse primeiro momento a vontade que surge é de convidar todas as pessoas conhecidas, mas é preciso ter calma e organização. Fazer uma planilha e separar por grupos é uma boa ideia. Comece pela família, os pais, irmãos, tios, primos. Em seguida vem os amigos e colegas.  

A lista de convidados pode se tornar um trabalho árduo. Sempre surge a dúvida de quem se deve ou não convidar. Tenha em mente que você não deve convidar ninguém por “obrigação”. Até porque ninguém quer ser convidado só por obrigação, não é mesmo? 

Para facilitar esta tarefa, vou passar algumas dicas importantes para ajudar a montar sua lista: 

1) Comece fazendo uma lista bem grande. Coloque nela o nome de todas as pessoas conhecidas. Comece pela família e vá para os amigos e colegas. Nesse momento pense em todas as pessoas sem exceção. 

Depois comece a enxugar essa lista excluindo alguns nomes. É isso mesmo, pode parecer difícil, mas será necessário. Para facilitar esse momento, faça perguntas do tipo: com que frequência vejo essa pessoa? Frequentamos a casa um do outro? Nos falamos ao telefone frequentemente ou só em datas comemorativas? 

Pode deletar os amigos e parentes distantes que só falam com você pelas mídias sociais e colegas que tem apenas relação de trabalho. 

2) Prepare uma lista de espera para aquelas pessoas importantes mas que moram longe e podem ter algum impeditivo de comparecer. Essas pessoas talvez só consigam confirmar presença próximo ao dia do casamento. 

3) Determine uma porcentagem de convidados para os pais da noiva e do noivo, nesta data tão importante é natural que os pais queiram ter por perto os seus amigos para celebrarem juntos. Além disso, se a festa contar com a ajuda financeira dos pais, é de bom tom que eles sejam atendidos em alguns pedidos e possam participar de forma tranquila da lista de convidados. Tudo deve ser conversado com muito carinho. 

4) Reserve um espaço na lista de convidados para aquelas pessoas que vão surgir na sua vida durante a organização do casamento e naquele momento serão importantes e deverão ser convidadas. Novos amigos, um chefe novo. 

5) Decida se quer ou não a presença de crianças na festa. Observe se você tem muitas crianças na família ou filhos de amigos muito próximos. Lembre que crianças pequenas normalmente vão acompanhadas de uma babá para a festa, o que significa um convidado a mais. Lembre também que uma festa de casamento não atende às necessidades das crianças. Buffetanimação e música não agradam os baixinhos. Então fique bem tranquilo para solicitar que as crianças não sejam levadas, se assim for a sua vontade. Faça isso sem culpa. 

6) Não se sinta obrigada a convidar todos os colegas de trabalho. Convide apenas aqueles que, além de colegas, se tornaram amigos. 

7) Vizinhos só precisam ser convidados se forem amigos próximos. 

8) Amigos virtuais não precisam ser convidados. Deixe essas amizades apenas nas redes. 

9) Fique atento para o fato de que, quanto maior for a lista de convidados, maior será o número de faltosos. Se faz necessário solicitar a confirmação de presença RSVP, que pode ser feita por telefone, e-mail ou no site de casamento. Lembrando que o RSVP é utilizado apenas para ter uma média da quantidade de pessoas que irão ao casamento. Algumas pessoas confirmam e não comparecem. 

O mais importante a se observar na lista de convidados é que nela devem constar os nomes das pessoas que são especiais para os noivos, pessoas que participam da história de amor do casal, que são do convívio diário. Deve se levar em consideração a intimidade. 

Não é um grande número de convidados que vai fazer do seu casamento um evento inesquecível. Nesse grande dia, você deverá estar cercado de muito amor e, para cada lado que você olhar, deverá encontrar um rosto verdadeiramente conhecido, um olhar que falará mais que mil palavras. 

Orçamento pelo WhatsApp