Saiba todos os detalhes de como comemorar bodas de casamento

A festa de bodas de casamento é o momento em que o casal deseja realizar a comemoração dos anos que passaram juntos, atribuindo um significado à data.

Segue abaixo as principais tipos de bodas de casamento:

  • bodas de papel – 1 ano;
  • bodas de madeira e ferro – 5 anos;
  • bodas de estanho e zinco – 10 anos;
  • bodas de prata – 25 anos;
  • bodas de ouro – 50 anos.

É importante escolher a data que o casal mais se identifica ou que seja especial, lembrando que cada símbolo das bodas de casamento faz referência ao anos vividos.

Por exemplo: Bodas de Ouro são 50 anos e significa a riqueza do amor por estarem juntos a cinco décadas. 

Ficou interessado em fazer essa celebração, entretanto, não sabe por onde começar? Continue a leitura deste artigo e aprenda o passo a passo de como comemorar bodas de casamento.

Como organizar bodas de casamento?

Planejar uma festa é uma tarefa complicada para muitos, pois requer organização para que tudo saia como idealizado, por isso comece dividindo os passos e definindo um orçamento.

Com o orçamento escolhido, estabeleça o tamanho da festa, o espaço, a decoração, os convidados e o buffet.

Esse é o primeiro passo de como comemorar bodas de casamento, então vamos agora saber quais são os próximos? Continue a leitura!

Passo 2# Planilha de Bodas de Casamento

O principal tópico para manter tudo em ordem é fazer uma planilha com tudo que terá em sua celebração, até mesmo os pequenos detalhes, pois assim você terá uma noção do que precisa providenciar.

Uma dica é que o casal pode reutilizar a planilha de casamento, pois funciona da mesma forma. Mas caso não tenha feito, nada melhor do que começar uma agora.

O casal pode escolher fazer de forma manual ou computadorizada, o imprescindível aqui é organizar tudo e não esquecer de nada.

Após decidir onde a planilha estará, você a dividirá em categoria colocando inicialmente o valor completo disponível para a festa e depois dispor cada quantia para os seus respectivos itens, por exemplo:

  • decoração colocar tudo o que precisar providenciar, com os valores que serão gastos e o orçamento destinado para essa parte;
  • buffet – colocar o que será servido, jantar, salgados, bebidas etc e estipular o valor e o orçamento para essa parte;
  • espaço – colocar o preço do orçamento do espaço.  Lembrando sempre de procurar por um espaço que tenha bom custo-benefício;
  • outros tópicos – vestimenta, músicos, cerimonialista, lembrançinhas, entre outros.

Outra dica que merece a atenção é a reserva de quantia para caso aconteça algum imprevisto.

Planeje tudo antes para que você consiga fazer uma pesquisa de preços e, obviamente, economizar. 

Depois que você criou a sua planilha de bodas de casamento, vamos continuar nossas dicas de como comemorar bodas de casamento para ver os principais itens que precisam de prioridade na hora de organizar.

Passo 3# Defina o espaço para realizar a cerimônia

Escolher o espaço para a festa é o fator principal, pois será onde toda a cerimônia acontecerá. Ou seja, é preciso que o local transmita aquilo que o casal esteja sentindo para que tudo funcione harmoniosamente.

O lugar precisa ser aconchegante e elegante para receber os convidados e todos se sentirem bem-vindos, assim como representar a beleza dos casados e suas felicidades.

Sem contar que você precisa pesquisar pelos preços, para que tudo entre no seu orçamento, portanto, o ideal é um espaço que tenha ótimo custo-benefício. Por isso analise bastante a sua planilha de bodas de casamento.

E perceba que para saber como comemorar bodas de casamento é preciso calma e comprometimento para que você consiga efetuar cada passo.


Passo 4# Escolha a decoração da festa

A parte mais interessante da festa é a decoração, pois ela demanda cuidado e atenção para que tudo se destaque e torne a cerimônia um momento especial e belo.

Portanto, a dica extra que vou dar é fazer o símbolo da bodas de casamento como o tema da festa, pois é muito bonito mesclar os dois, trazendo esse significado dos anos para a cerimônia.

Além disso, sempre procure pesquisar para saber as tendências e as novidades na decoração da festa. 

Se ficou interessado em saber todas as dicas sobre como comemorar bodas de casamento, leia os tópicos abaixo!

Dica 01# escolha itens de decoração personalizadas 

Essa dica serve tanto para festas grandes como pequenas. Por exemplo: se você pretende fazer uma festa de 1 ano de casado (Bodas de Papel) não precisa ser algo muito grande, por isso dê atenção aos detalhes.

A primeira dica é escolher os itens de decoração personalizadas, para se destacar e chamar a atenção dos convidados. 

Por exemplo: Se as Bodas for de papel, coloca um backdrop com a forma do papel da foto da polaroid, além do significado do papel, também dá um toque especial na festa.

Dica 02# personalize o bolo com as cores da bodas de casamento

Essa dica é para os amantes de bolo e para aqueles que gostariam de trazer um toque a bodas de casamento, por isso o indicado é que você pense em um símbolo ou cor que traga a ideia dos anos que estão comemorando. 

Por exemplo: bodas de madeira, trazer a cor marrom e também das árvores e natureza.

Além disso, o bolo é um dos elementos que chamam atenção, por isso nada melhor do que um bolo característico, nesse caso se for Bodas de Madeira, a decoração com pouco glacê trazendo a cor marrom e colocando como suporte um pedaço de madeira, pode dar o charme que sua cerimônia precisa.

(Pinterest)

Dica 03# decore as mesas dos convidados

Para os convidados emergirem diretamente no clima da festa, que tal enfeitar as mesas que eles estarão?

Coloque itens para fazer as pessoas lembrarem dos anos que esse casal estão comemorando e a importância do símbolo dessa data em suas vidas.

Por exemplo, se for Bodas de Prata (25 anos), o casal pode colocar peças ou guardanapo e os detalhes da cor prata.

Orçamento pelo WhatsApp