
Aqui segue uma lista de nomenclaturas e algumas sugestões de presentes para comemorar cada data:
01 ano de casamento – Bodas de Papel – é uma data delicada e cheia de simbolismo. Pode ser eternizada por um cartão, alguns bilhetes, bonecos de origami e lanternas de papel.
03 anos de casamento – Bodas de Trigo ou de Couro – o trigo faz referência à possíveis frutos que a relação começa a colher neste comento: fartura, prosperidade, amigos em comum ou mesmo ao nascimento de uma criança. O couro simboliza proteção. O trigo harmoniza com um cardápio italiano (onde o trigo é muito presente) e couro remete a objetos pessoais, como bolsa, carteira, cinto e acessórios.
05 anos de casamento – Bodas de Madeira – esta data combina com uma festa rústica e tem como opções de presentes variados, como canetas de madeira, relógios, óculos e adereços de madeira, além de baús e enfeites para casa feitos do mesmo material.
07 anos de casamento – Bodas de Lã ou de Latão – lã é sinônimo de conforto e proteção. Latão é um metal maleável, com durabilidade intermediária e muito flexível. Para presentear, o ideal são objetos que passem aconchego e intimidade, como blusões, meias, luvas ou objetos de decoração, como castiçais e objetos da mesa de jantar.
10 anos de casamento – Bodas de Estanho – estanho é um elemento químico de aspecto prateado, sólido, não oxida e é resistente à corrosão. Ele é utilizado para soldar materiais diferentes numa única peça. Acho que um casamento de 10 anos também é assim, não é? Há presentes maravilhosos feitos de estanho, como taças, crucifixos, pingentes e adereços.
12 anos de casamento – Bodas de Seda ou Ônix – Apesar da seda ser um fio resistente, tecidos de seda são delicados. Até hoje, a seda é produzida de maneira semelhante ao método ancestral, resultado de muita paciência e persistência. Ônix é uma pedra negra sinônimo de reequilíbrio e reestruturação. Uma camisola ou uma gravata de seda preta seriam boas sugestões.
15 anos de casamento – Bodas de Cristal – O cristal é formado por um processo geológico que pode levar milhares de anos. O resultado é um material sólido, transparente e precioso. Você pode comemorar esta data com uma jóia, com uma caneta decorada com cristais ou com uma festa decorada com objetos transparentes e espelhados.
20 anos de casamento – Bodas de Porcelana – ao contrário do que possa parecer, a porcelana é um dos elementos mais fortes da natureza. Ela pode ser queimada numa temperatura mais alta do que a das outras cerâmicas e não apresentar nenhuma variação de cor ou formato. Além de ser uma sugestão refinada para a decoração de uma eventual comemoração, ela está presente em objetos decorativos, pingentes, canecas e obras de arte.
25 anos de casamento – Bodas de Prata – como vimos, nesta data, a tradição milenar era oferecer ao casal presentes feitos de prata. Pode-se ornar a festa com tons de cinza, chumbo e objetos espelhados. Na ocasião, alguns casais também trocam as alianças originais por joias novas.
30 anos de casamento – Bodas de Pérola – Elas são um dos únicos materiais da natureza que não precisam ser lapidados e são cerca de mil vezes mais resistentes do que o carbonato de cálcio puro. Para a festa, pode-se usar cores como o marfim, dourado, branco e, é claro, o próprio pérola. Para as mulheres, o presente ideal seria uma jóia e, para os homens, uma caneta ornada ou um alfinete-pérola.
Quarenta anos de casamento – Bodas de Esmeralda ou de Rubi – Estas são duas pedras preciosas e cheias de simbolismos. Você pode escolher uma das duas cores para as comemorações, de acordo com o seu gosto e personalidade. Os presentes podem ser joias ou quaisquer peças que tenham estas cores como elementos marcantes.
Cinquenta anos de casamento – Bodas de Ouro – é uma data especial para toda a família, dispensa apresentações. Historicamente, o casal recebia da sua comunidade ornamentos em ouro. Hoje, costuma-se promover uma festa que tem esta cor em destaque.
E então, já está planejando as suas bodas? E a de seus pais? E a de seus avós? Qual será a próxima boda da sua família?