7 vantagens de um mini wedding

A tradução deste termo significa um mini casamento. Sua principal característica é ter de 50 a 100 convidados e ser uma reunião intimista, com muita proximidade entre os noivos e os presentes. Casamentos que tenham de 10 a 40 convidados são considerados micro weddings. E cerimônias tradicionais reúnem mais de 100 pessoas e são realizadas à noite, com grande número de convidados e reúnem casamento civil, religioso e festa na mesma sequência. Neste formato, são convidadas também pessoas que não são tão próximas dos noivos, mas dos pais dos noivos, familiares menos próximos, colegas de trabalho.

Aqui, vamos destacar as vantagens do mini wedding, formato que vem ganhando adeptos nas últimas décadas. Sobre ele, é importante sabermos que:

1 – Não é, necessariamente, sinônimo de casamento mais barato. O mini wedding tem se popularizado entre os famosos, através de festas luxuosas e lindas. Talvez por uma necessidade de privacidade ou mesmo pelo charme que este formato inspira, um casamento para poucos pode significar refinamento e bom gosto.

2 – Na maioria dos aspectos, este formato não difere em nada de um casamento tradicional, sendo respeitadas as mesmas exigências, tradições e regras de etiqueta.

3 – O mini wedding dá oportunidade do fotografo fazer um trabalho de fotojornalismo mais afetuoso, sensível, já que, em princípio, todas as pessoas são próximas dos noivos e sentem-se ligadas a eles. Nesse caso, existe um sentimento maior de cumplicidade e emoção durante a cerimônia que pode ser registrada pelas lentes do profissional. Numa festa grande, a maioria dos convidados não está conectada com os noivos e as fotos seguem um estilo mais padrão, sendo apenas um registro de evento social.

4 – Ele pode acontecer em qualquer horário. No início da manhã, no brunch, à tarde, ao pôr-do-sol ou à noite. Um elegante coquetel cai bem em qualquer momento do dia e não tem a formalidade de um evento tradicional.

5 – A tradição é mais flexível. Os noivos podem ousar com um dress code menos tradicional e, se for o caso, estender essa liberdade aos convidados. É possível usar um vestido de noiva curto, suspensórios, chapéus, sapatos diferenciados e adequar o figurino à personalidade do casal de uma maneira mais divertida do que numa grande festa. Ele também pode acontecer em qualquer horário.

6 – Muitas vezes, cerimonia e festa acontecem no mesmo local, favorecendo a sensação de intimidade. E , por ser um grupo menor, os noivos conseguem dar mais atenção aos convidados. Num ambiente reduzido, é possível conversar com cada um dos presentes, abraçar, tirar fotos separadamente e dividir a emoção com os amigos e familiares. Numa festa tradicional, a fila de cumprimentos pode demorar horas e ser exaustiva para todos.

7 – Por fim, o custo pode ser reduzido. Isso é opcional. Como vimos, há casais empreendendo mini weddings milionários, mas isso não é obrigatório. Sem dúvidas, uma festa com um número menor de convidados torna o orçamento mais enxuto e oportuniza aos noivos investir em outras preocupações também importantes, como na lua de mel.

E então, qual o formato de casamento certo para você? Já cogitou um mini wedding? Venha conhecer os pacotes do Espaço Aliança, conversar com nossos profissionais e saber tudo sobre como planejar o evento dos sonhos. Faça um contato sem compromisso, marque uma visita. A gente vai adorar saber mais sobre o seu grande dia.

Orçamento pelo WhatsApp